Início do Conteúdo

Câmara adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

O Programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil
Câmara adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). O programa é uma parceria com a Rede de Controle da Gestão Pública, que é uma iniciativa promovida por diversas organizações públicas.

O PNPC é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). 

O Programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação) e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos. 

Através da adoção das melhores práticas de enfrentamento da corrupção em 5 mecanismos: a prevenção, a detecção, a investigação, a correção e o monitoramento.

O Programa oferece ainda orientações, treinamentos e modelos, além de dispor de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.  

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)